Ex-rodoviários da Viação Progresso realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira, 10, em frente ao prédio da empresa, na Avenida Marechal Rondon, em Aracaju, uma das vias de acesso ao município de São Cristóvão.
A manifestação causou, inclusive, o bloqueio temporário da via nos dois sentidos. Segundo a SMTT, o fluxo de veículos já foi normalizado.
Em entrevista ao Jornal da Fan, da rádio Fan FM, manifestantes trouxeram reivindicações sobre o pagamento de verbas rescisórias de ex-rodoviários. Além disso, devido à retirada de circulação de veículos da empresa no sistema de transporte de Aracaju, funcionários desligados recentemente demonstraram preocupação.
“Eu saí em 2021 e até agora nada. Entrei com pedido de demissão indireta, ele mandou eu ir pra casa e não me pagou, eu sem direito a nada. Eu só não, como várias pessoas, hoje somos 690 ex-funcionários solicitando o direito que a gente tem, o direito de receber nossa rescisão”, relatou Carla, ex-rodoviária.
Esta quinta-feira, 10, marca o último dia de operação da Viação Progresso em Aracaju, após decreto municipal que estabeleceu a obrigatoriedade de que apenas veículos com até 12 anos de uso (a combustão) ou 15 anos (elétricos) possam circular no transporte coletivo.
No entanto, segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) da capital, o protesto impediu que os ônibus saíssem da garagem nesta quinta.
Segundo a SMTT, a nova empresa, RS Transportes, já está realizando toda a substituição da frota e o remanejamento de veículos para atender as regiões desassistidas. A previsão é de que a operação seja normalizada até as 10h desta quinta-feira.