Cumprindo uma série de agendas em Sergipe nesta terça-feira, 30, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, defendeu a geração de oportunidades para cidadãos registrados no Cadastro Único a partir da qualificação e apoio ao empreendedorismo.
“O emprego é o melhor programa social. Trabalhar pelo emprego, pela empregabilidade, pelo empreendedorismo e garantir a condição de uma oportunidade, e isso se dá com apoio à qualificação e também apoio a oportunidades. Queremos fazer isso focados em quem mais precisa, que é o público do Cadastro Único”, expressou o ministro.
De acordo com o Wellington Dias, o objetivo é articular um programa em modelo semelhante ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltado para a qualificação para o emprego e ao empreendedorismo.
“O setor empresarial participa com o governo no modelo semelhante ao que foi o Pronatec, qualificando junto. A empresa qualifica no padrão dela, e assim, a gente cria vários cadastros de reserva de pessoas que são do Cadastro´Único. Ali é a oportunidade, na vaga que surge, ‘onde chamar?’, chamar do Cadastro Único. Já tivemos um primeiro gesto de empresas de Sergipe já contratando pessoas que estavam desempregadas, foram qualificadas e tiveram oportunidade de trabalho”, completou.
Na oportunidade, o ministro também defendeu o incentivo a projetos que forneçam o primeiro emprego.
“O outro caminho é o empreendedorismo, estamos trabalhando juntos, o governador Fábio já anunciou, e também o prefeito Edvaldo, um plano de qualificação e também um plano para o primeiro emprego, a primeira oportunidade, porque eu já fui desempregado na vida. Quando a gente chega para pedir um emprego, a primeira coisa que o patrão pergunta é ‘sabe trabalhar, tem experiência?’, então a gente quer quebrar essa barreira’”, finalizou Wellington Dias.
Foto: Magna Santana