Esta sexta-feira, 5, iniciou com chuvas que geraram alagamentos em Aracaju durante as primeiras horas do dia. Ao todo, foram 75 milímetros acumulados na primeira parte da manhã de hoje, de acordo com a Defesa Civil Municipal, que emitiu alerta de chuvas moderadas para as próximas 24h.
Segundo o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania de Aracaju, tenente coronel Silvio Prado, do Corpo de Bombeiros de Sergipe, a previsão para o final de semana é de dias bem nublados, com pancadas de chuva e a possibilidade de momentos ensolarados, de acordo com as informações do Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura vai variar entre 23º e 29º C.
“Houve alguns pontos de alagamentos em Aracaju e as equipes da Defesa Civil está monitorando as áreas com risco de deslizamento de terra na capital. Já encaminhamos alertas para a Emurb fazer a desobstrução dos bueiros nessas áreas alagadas. As regiões mais afetadas e nas quais a Defesa Civil já está atuando foram as regiões do Terminal Dia; da Avenida Pedro Valadares com a Saneamento; na continuação com a Acrísio Cruz e na área do Inácio Barbosa, próximo ao Colégio Módulo. As equipes também estão atuando nos bairros 17 de Março e Santa Maria, pois o maior volume de chuvas apontado em nossos pluviômetros foi na região da Zona Sul”, disse.
O oficial relatou que apesar da intensidade da chuva, a cidade está funcionando normalmente. “Existem apenas alguns pontos de alagamento que estamos minimizando com as equipes de desobstrução de bueiros. Foram 75 milímetros de chuva que a nossa cidade recebeu num curto intervalo de tempo. Choveu mais de 40 milímetros. Quando há um grande volume de chuva, em um curto espaço de tempo, a capacidade de escoamento não consegue acompanhar ”, relatou o oficial.
O coronel também alertou para as chuvas previstas para este final de semana no território sergipano. “Teremos alguns dias de chuva pela frente, com esse mesmo aspecto, mas as equipes da Defesa Civil estão de prontidão. Este no mês de maio já é o mais chuvoso do ano em Aracaju, dos últimos 100 anos. Quando a gente pega a média histórica de precipitações, dos últimos 100 anos, o mês de maio é sempre o mês mais chuvoso do ano. Estamos no quinto dia de maio e já choveu mais de 100 milímetros. A previsão é que chova neste final de semana. São chuvas que não duram um dia inteiro. Geralmente são intensas, mas concentradas em um curto espaço de tempo. Chove por cerca de três a quatro horas, mesclado com períodos nublados e até mesmo com momentos em que o sol aparece”, disse Prado.
Em caso de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada através do telefone 199.